miércoles, 8 de octubre de 2008

Novo curso UFMG

Cinema de Animação e Artes Digitais

Imagens em movimento

Novo curso, também proporcionado pelo Reuni, é evolução da habilitação ofertada no curso de Artes Visuais

As possibilidades das imagens em movimento e das novas tecnologias em favor da arte. O novo curso de Cinema de Animação e Artes Digitais da UFMG estréia com a proposta de formar profissionais com capacidade para produzir animações e também trabalhar na criação de jogos e softwares interativos. De acordo a professora Ana Lúcia Andrade, presidente da comissão para a criação do novo curso, esta graduação é uma evolução da habilitação em Cinema de Animação, até então oferecida como uma das possibilidades de formação de quem cursava Artes Visuais. A criação do novo curso faz parte do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

O curso terá dois percursos de formação: em Cinema de Animação e em Artes Digitais. O aluno também poderá optar por ter uma formação híbrida. A área de Cinema de Animação irá contemplar técnicas de animação, como 2D, 3D, stop-motion, entre outros. Já o eixo de Artes Digitais dará ênfase às artes produzidas a partir de novas tecnologias. “É um tipo de arte em que o computador aparece possibilitando interação com as obras”, afirma o professor Jalver Bethônico, integrante da comissão.

A grade curricular de Cinema de Animação e Artes Digitais vai trazer uma inovação. As disciplinas serão oferecidas em módulos, ou seja, os alunos fazem a mesma disciplina todos os dias até que elas acabem. “O aluno vai trabalhar concentradamente em um mesmo tema para obter bons resultados nele”, relata Ana Lúcia.

setaVagas ofertadas: 40, com uma entrada anual no primeiro semestre

setaModalidade: Bacharelado

Turno: Noturno

 width=Duração do curso: 4 anos

 width=Unidade da UFMG onde é oferecido: Escola de Belas Artes (EBA), campus Pampulha

Concorrência no vestibular UFMG: Curso novo

Avaliação no Exame Nacional de
Desempenho de Estudantes (Enade):
Curso novo

Mercado de trabalho: Produção e realização de filmes de animação, criação de roteiros, desenvolvimento de jogos eletrônicos e softwares interativos

Remuneração média inicial: R$ 1.000,00

No hay comentarios.: