jueves, 4 de septiembre de 2008

Parallax



Estas sao as minhas provas de parallax. Sao bem primitivas, tiradas com a camera do notebook mesmo. A parallax é a idéia principal para a formacao da imagem estereoscópica (levemente diferente da imagem 3D). Para quem ainda nao se situou, é mais ou menos a imagem que a gente vê naqueles filmes em que usamos óculos com uma lente azul e outra vermelha. A parallax é formada pela translacao horizontal de uma imagem (HIT). Basicamente, colocamos duas cameras exatamente paralelas, cada uma vai enxergar o mesmo objeto em dois pontos de vista diferentes. Quando deslocamos as imagens, parte delas se converge em um único ponto e podem ser perfeitamente sobrepostas, este ponto é chamado de parallax zero (ZPS). O que está atrás tem parallax positiva e o que está a frente tem parallax negativa.
A idéia para formar a estereoscópica é enviar a cada olho a sua imagem correspondente a uma fracao de 1/120 quadros por segundo (o dobro de um monitor comum). enquanto um olho recebe sua imagem, o outro é escurecido. Esta transmissao dupla e sincronizada gera o efeito de profundidade conhecido como parallax.
Resolvi colocar aqui algumas coisinhas da minha pesquisa, pois explicando a gente aprende. Quem tiver curiosidade, entre mais seguido no meu blog e conheca um pouco mais da visao estereoscópica. Abracos

No hay comentarios.: