miércoles, 24 de septiembre de 2008

Encuentro de Educación Artística


Oi pessoas, hj foi o primeiro dia do encontro de arte educadores aqui em San Luis Potosi. Pena que mamae num veio, mas está sendo super legal. A Lúcia, que é a professora que veio de BH é super gente boa. Quase nao estou traduzindo, pois ela tem falado o seu portunhol, hehe. Se faz entender.
Hoje tivemos uma parte na manha de conferências com 4 grandes professores. O primeiro foi Imanol, da Espanha, nos apresentou um pouco das proposta curriculares espanholas para educacao artística. Depois a professora Lucina, da Ciudad del México, que é uma das maiores professoras de arte mexicanas e responsável pela elaboracao do novo curriculo de educacao artistica.
A outra foi Anabella, que trabalha para a secretaria de cultura do Chile, em Valparaíso. Muito simpática. Descobri que foi uma excelente bailarina, o que aumentou minha admiracao, hehe. Em seguida foi Lúcia, de BH, apresentando tb o currículo do Brasil.
Pude perceber (com meu pouco conhecimento de causa) que o México ainda naum tem bem definido a questao do ensino de arte. Quando digo isso me refiro a nao poder separar as diferentes modalidades de arte, como músiaca, teatro, danca e artes visuais. Me parece que aqui o fco tem sido a música e, como em todos os lugares, a arte visual nao tem sido muito valorizada por aqui. Professores batalham muito para poder obter conhecimentos por sua própria conta e seguem o velho padrao de linhas de producao, arte/artesanato como cópias de outros existentes. É uma coisa que através desse primeiro encontro estao tentando mudar no ensino nacional.
Bom, tem muita coisa interessante, mas pouco tempo para escrever, depois terei uma cópia das conferencias pra poder digerir melhor...
abracao pessoas.

1 comentario:

Beloní Cacique Braga dijo...

Pedro
sei que está aprendendo muito nesse intercâmbio e sua participação nesse encontro de artes é fantástico. Aproveite bastante.
Deus te abençoe.
Abraçsos na Lúcia e no Juan
Beijos
Mãe